
Por Luciana Botto – Rede Alese
A Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória, através da
Assembleia Legislativa de Sergipe realizou a 10ª edição do projeto “Parlamentar
Por Um Dia”. A ação consistiu em quatro etapas principais: apresentação,
eleição, aprendizado do trabalho legislativo e debate na sessão plenária como
parlamentares por um dia, durante três dias, 23, 24 e 25 deste mês de
outubro.
O objetivo do
projeto Parlamentar por Um Dia é possibilitar aos alunos do ensino médio
de escolas públicas pertencentes aos municípios de Sergipe a vivência do
processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar no
Poder Legislativo, onde os estudantes tomam posse e atuam como parlamentares,
desde a vivência do dia a dia no parlamento, produzindo proposituras como
Projetos de Lei, Resoluções, Indicações, Moções, entre outras propostas que
possam vir a tornar- se leis estaduais.
De acordo
com coordenador do projeto, o servidor da Escola do
Legislativo, Humberto de Oliveira, explicou na terceira etapa, que foi
realizada na manhã desta terça-feira (23), no gabinete da presidência da Alese,
em um bate papo com o presidente e deputado estadual Luciano Bispo (MDB), com a
presença dos parlamentares, Capitão Samuel (PSC), Gilmar Carvalho (PSC) e da
deputada Goretti Reis (PSD) que o que se espera do projeto Parlamentar Por Um
Dia é dar vez e voz aos estudantes reforçando o conceito de cidadania, com
visão futurista.
Nesta edição, seis
escolas do interior do estado foram selecionadas para participar do projeto.
São alunos de Arauá, Aracaju, Ilha das Flores, Porto da Folha, Poço Verde e
Capela.

“Receber os estudantes nesses dias na
Alese, sendo parlamentar por um dia é
motivo de satisfação. Tenho certeza que eles irão sair daqui com outra
impressão da vida pública, dos homens públicos e da própria Assembleia”, salientou Bispo.
A deputada Goretti
Reis explicou que o projeto é fundamental, porque segundo ela, é a partir
do amadurecimento do jovem que se faz a política, sua participação não
apenas no momento de eleição, mas em todo contexto social. “Quem dera que em todas
as sessões plenárias tivéssemos a participação dos jovens com ideias renovadas,
oportunizando o conhecimento do que se passa em cada município. Essa
participação e envolvimento faz com que eles vivenciem o papel do parlamentar,
qual a atividade que desempenhamos nessa Casa, bem como a oportunidade ímpar de
divulgar o trabalho do parlamento”, frisou.

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